Polimento

Se seu veículo já faz muito tempo que não recebe um polimento e esta com a pintura sem brilho, riscada, manchada ou queimada, isso são indícios que seu carro está precisando de um polimento.

Polimento é um processo onde, por meio de produtos abrasivos, são removidas pequenas impurezas que estão danificando a pintura do automóvel, tais como: pulverizados, contaminantes de ferro, poluição industrial, agressões causadas pelos raios solares, pequenos riscos, chuva ácida, etc.

Antes de iniciarmos o processo de polimento adotamos alguns cuidados para garantir a qualidade do resultado final. São eles:

1. Lavacão: Antes de qualquer coisa, é necessário lavar a superfície.

2. Análise: não existe um processo pré-determinado e sim a necessidade de análise de cada caso. Por isso analisamos a situação da pintura e realizamos testes para ver qual procedimento será o mais adequado, com menos desgaste de verniz e com o melhor desempenho.

Em geral a pintura pode apresentar contaminações e riscos na superfície, tais como:
Polimento
- Overspray (névoa de tinta), poeira do freio, contaminantes de ferro, poluição industrial: Estas contaminações deixam a superfície áspera e retiram o brilho do verniz.
- Swirls: São marcas ocasionadas pela lavagem e secagem incorreta do veículo.
- Riscos Leves: São pequenos riscos, pouco mais fundos que as swirls.
- Riscos Médios: são os mais fundos que as swirls e os riscos leves.

As contaminações e os riscos leves e médios são resolvidos através de técnicas adequadas de uso de máquinas e produtos de abrasividade leve à moderada conforme cada caso. Em alguns casos, é necessário o uso da lixa de polimento somente no risco, sem gastar desnecessariamente o verniz em locais onde não é necessário lixar. Em seguida é necessário fazer o refino para remover as marcas deixadas por estes processos.
- Riscos até a base: São riscos muito fundos, que alcancam a cor sem, no entanto, afeta-la, neste caso apenas o verniz é afetado. O polimento não resolve este problema é necessária uma aplicação de verniz localizado ou repintura.
- Riscos até o Primer: São riscos que atingiram o primer, ou seja, removeu o verniz e a tinta. Neste caso somete a repintura para resolver.

3. Descontaminação das superfícies: a descontaminação é feita utilizado produtos adequados a cada tipo de contaminação.

Somente após a lavação, criteriosa análise da superfície e adoção dos procedimentos de descontaminação é que o processo de polimento é iniciado.

O polimento ao contrário do que muitos pensam não é um processo simples, requer uma série de cuidados e procedimentos adequados, caso contrário o resultado poderá ser desastroso e de difícil solução e em alguns casos somente a repintura para resolver.


« Voltar a página de Serviços